A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 8ª DP, divulgou, nesta quinta-feira (21), a imagem e nomes de três pessoas acusadas de estelionato. Os envolvidos foram presos em flagrante na tarde da última segunda (18).
O grupo (composto por dois homens, Roberto Barbosa dos Santos, 45 anos, João Batista de Oliveira, 66, e uma mulher, Thayane Gabriele Alves da Silva, 25) aplicou o “golpe do paco” em frente à lotérica situada no setor leste da Estrutural.
A prática consiste em induzir a vítima a erro, fazendo a vítima acreditar que será recompensada pela atitude de encontrar um objeto supostamente perdido por um dos autores.
Enquanto um dos membros do grupo simula deixar cair uma carteira com notas falsas de dinheiro, a comparsa finge encontrá-la com a ajuda da vítima.
Nesse momento do golpe, o dono da carteira promete recompensar tanto a comparsa quanto a vítima. Após a cúmplice fingir ter recebido algo valioso por ter devolvido o objeto, o grupo solicita que a vítima deixe os pertences com eles, enquanto se dirige até o ponto no qual obterá, em tese, a recompensa.
Depois disso, o bando foge do local com os objetos da vítima. No golpe aplicado nessa segunda-feira (18), o grupo subtraiu, da vítima, R$ 945 e documentos pessoais. O dinheiro, que consistia em um auxílio do governo
federal, foi sacado na lotérica.
O carro do bando foi seguido até a entrada de Samambaia, momento em que a abordagem pela polícia civil foi realizada. Os agentes constataram que o celular de uma das autoras foi obtido por meio de um estelionato aplicado no início de março. Havia, em desfavor da mulher, um mandado de prisão em aberto pela prática de roubo no Gama.
Na delegacia, a vítima descreveu os objetos utilizados na fraude, como um porta-joias vermelho, um simulacro de anel valioso e a bolsa com dois volumes de notas falsas. Ela também descreveu as vestimentas, características físicas e reconheceu os envolvidos. O dinheiro e o celular recuperado foram restituídos às vítimas.
Os presos foram autuados por estelionato (crime que conta com pena de reclusão de um a cinco anos e multa). Os três acusados foram submetidos a audiência de custódia e mantidos presos em razão do envolvimento em crimes.
Um dos homens tem passagem por estelionato e roubo. O outro está envolvido em estelionatos, furtos, receptação, associação criminosa, falsa identidade, lesão corporal, vias de fato, ameaça e tráfico de drogas. A mulher,
além do delito de roubo, também responde por outros estelionatos e furtos.
A PCDF conta com os seguintes meios para recebimento de denúncias:
• O Disque-Denúncia, telefone 197 – ligação gratuita – 24 horas;
• O e-mail: denuncia197@pcdf.df.gov.br;
• WhatsApp (61) 98626-1197;
• O Denúncia On-line: http://www.pcdf.df.gov.br/servicos/197
A ligação é gratuita e o sigilo absoluto.